o inicio da vida

Vida

A leitura nos faz aprender mais sobre nós mesmos, sempre indico a leitura de filósofos, religiosos e cientistas. Quando adquirimos o conhecimento podemos discernir melhor sobre o assunto.

Eu acho que a pior ignorância é ter preconceito, é criticar sem conhecer, então leia, a Internet está ai para tirar dúvidas, mas não acredite em tudo, pesquise muito, em vários sites, de preferencias sites conceituados, mas tome cuidado, até a Wikipédia tem informações erradas.

Vamos falar sobre a Vida, o que é a vida? Descrevi aqui um pouco sobre a vida. Na música  ” O Que É, o Que É? ” de Gonzaguinha, tem um trecho que ele fala sobre o que é a vida:

E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida de um coração
Ela é uma doce ilusão
Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?

Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor

Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer

Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser

Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte

E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita

O que é a Vida?

Na minha opinião a melhor definição da vida é realmente a das crianças, mas o que é a vida para você?

Todos nós temos as próprias definições do que é a vida, ao olhar para um objeto podemos dizer se ele é vivo ou apenas uma matéria inanimada. Mas isso não defini o que é a vida.

Pelo que lí sobre o assunto podemos dizer que a vida é uma característica de entidades físicas com processos biológicos auto-sustentáveis.  Simples , então melhor não complicar, vamos ao início da vida.

Início da Vida

Para muitas doutrinas e até vários cientistas o sexo é a força motriz da natureza, ou seja, o que faz com que os seres vivos estejam aqui hoje, esta força vai desde a polinização das plantas até o impulso biológico para reprodução animal.

Portanto, não é surpreendente que a maior de nossa energia surge da libido , segundo Sigmund Freud. Sexo é a essência da criação.

A evidência mais antiga para a vida foi encontrada na Austrália, são estruturas sedimentares de 3 bilhões de anos de idade que se assemelham estromatólitos. Mas vamos mais além, vamos voltar a época em que a Terra ainda era uma criança.

O nosso planeta só foi capaz de suportar a vida depois que esfriou o suficiente para a crosta terrestre solidificar-se. Com isso o vapor de água condensado na atmosfera, caiu na forma de chuva, e uma grande parte desta água permaneceu na superfície da Terra formando os primeiros mares.

Os vulcões produziam gases ricos como o carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, e  gases tóxicos, como a amônia e metano entre outros em menores quantidades.

Com isso a atmosfera primitiva do nosso planeta consistia inteiramente de gases vulcânicos, a mistura, água quente mais gases, chamada pelos cientistas de “sopa” era o que existia até então.

Mais não basta ter a sopa, ter o ambiente, a temperatura, tem que ter um “start”, um botão, ou ao menos alguém que diga: “faça-se a vida”.  A menos que você seja criacionista, o início da criação foi dada por um fenômeno da natureza, um fenômeno elétrico,  um relâmpago.

o inicio da vida
Foto: Nasa.gov

Segundo um grande numero de cientistas , sim, um relâmpago podem mesmo ter dado início a geração das primeiras moléculas de aminoácidos que deram origem à vida em nosso planeta.

Em laboratório foi possível provar que se juntarmos todos estes ingredientes, mais a descarga elétrica, surgirá os aminoácidos, que são as estruturas básicas para a formação de todas as proteínas indispensáveis a todas as formas de vida na Terra .

Panspermia E Radiopanspermia

É claro que esta não é  unica versão, existe dezenas, algumas como a panspermia, esta teoria diz que a vida não começou aqui na Terra, mas sim tenha sido trazida de outros lugares no espaço (Eram os Deuses Astronautas?).

Panspermia é a hipótese de que a vida existe em todo o Universo, distribuídas por meteoritos, asteroides, cometas, ou qualquer outro corpo celeste menos as estrelas.

Já Svante Arrhenius publicado em seu artigo ” The Distribution of Life in Space ” ( A distribuição da vida no espaço ), em 1903, a hipótese agora chamado radiopanspermia, dizia que as formas microscópicas de vida podem ser propagadas no espaço, impulsionado pela pressão da radiação da estrelas.

Ele argumentou que partículas em um tamanho crítico abaixo de 1,5 mm seria propagada em alta velocidade pela pressão da radiação do Sol.

Esta e as outras hipóteses não passam de mera teoria, mas todas são  viáveis e  poderiam ser a forma de surgimento de vida em nosso planeta.

Abiogênese

Para você ter ideia de como os conceitos da verdade na ciência podem mudar drasticamente,  a ciência antiga tinha como base a abiogênese, que é a tese que se refere a geração espontânea da vida, foi uma das primeiras hipóteses cientificas para o aparecimento de vida em nosso planeta.

A teoria da abiogênese era baseada na ideia de que a vida poderia surgir da matéria orgânica espontaneamente. Esta teoria foi comprovada cientificamente,  a partir de experiencias que comprovam o surgimento de vermes e moscas em uma carne em decomposição.

Mas espera, para ter vida precisa de matéria orgânica e para ter matéria orgânica precisamos de vida, interessante a teoria.

Essa teoria durou muito tempo, até que se provou o contrário, e assim vai ser com as teorias, mesmo que hoje sejam provadas, amanhã poderá surgir uma nova maneira de experimentar e será possível jogar por água abaixo o que temos como certeza hoje.

O Sentido da Vida

Qual o sentido da vida? O sentido da vida, a origem,  o propósito e seu destino final ( de onde viemos e para onde iremos ). Quem pode devanear sobre a pergunta são os religiosos e filósofos.

As explicações são muitas, mas qual é a verdadeira, qual devemos tomar como o verdadeiro sentido, isso é uma incógnita, depende de sua religião ou filosofia, para mim o sentido é simples, é viver e ser feliz, independente de qualquer regra.

A Vida após a Vida

Existe várias interpretações da morte, e a que eu acho mais acalentadora para a vida humana é a concepção das religiões,  que em sua quase totalidade fazem menção a uma vida após a morte.

Diferentes culturas ao longo da história tiveram variando amplamente abordagens para esta questão, mas  muitas pessoas se apegam a uma religião só de pensar na morte como o fim, é mais facil viver acreditando que existe vida após a vida.

Enfim, a vida é difícil de ser descrita mas aqui mostro como a ciência trata a vida.